Consumo de energia no País cresceu 5,4% em 2007

O consumo de energia elétrica no Brasil cresceu 5,4% no ano de 2007, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Esses dados, que serão apresentados oficialmente na próxima semana, foram antecipados nesta quinta-feira (17) pelo diretor de estudos de economia e energia da EPE, Amílcar Guerreiro. Foi o maior crescimento anual no consumo desde o racionamento em 2001. Em 2006 o aumento havia sido de 3,5% e em 2005, de 4,5%.

Apesar disso, Guerreiro disse que o porcentual não surpreendeu e ficou até um pouco abaixo do previsto diante do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). "Isso aponta uma tendência de um crescimento diferenciado, onde a eficiência está sendo mais privilegiada", disse Guerreiro.

De acordo com os dados da EPE, o maior crescimento foi verificado no segmento comercial (7%), seguido de residencial (6%) e industrial (5%). Por regiões, o maior aumento no consumo ocorreu no Centro-Oeste (7%). A Região Sudeste teve acréscimo de 5% no consumo, Nordeste (5,8%), Norte (5,4%) e Sul (5,1%).

Para este ano, segundo ele, a previsão é de um aumento de 5,2% no consumo de energia, sendo 6% no setor residencial, 7,5% no comercial e 4% no industrial.

Novos consumidores

Um dos dados mais surpreendentes no levantamento da EPE, segundo o diretor, foi o acréscimo de dois milhões de novos consumidores ao sistema. Deste total, 500 mil fazem parte do Programa Luz para Todos, que está eletrificando as zonas rurais. "O restante deste acréscimo demonstra uma melhora na qualidade de vida da população", disse, lembrando que a "surpresa foi boa", mas vai fazer com que a EPE reveja suas projeções para os próximos anos.

Voltar ao topo