Conselho deve votar na quarta dois processos contra Renan Calheiros

O presidente do Conselho de Ética, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), marcou para quarta-feira a votação de dois dos três processos contra o presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que tramitam no órgão. "Vou adiantando tudo o que tem", afirmou, referindo-se à apreciação das representações que tratam de suposto favorecimento da Schincariol por meio de Renan e a da compra de duas rádios e um jornal com uso de laranjas.

Os processos são relatados, respectivamente, pelos senadores João Pedro (PT-AM) e Jefferson Peres (PDT-AM). Caso o cronograma estabelecido por Quintanilha seja mantido, faltará, por enquanto apenas a conclusão do processo relatado por Almeida Lima (PMDB-SE), que trata da suposta coleta de propina, a mando de Renan, em ministérios chefiados pelo PMDB. Almeida Lima não havia notificado Renan até ontem, mas acredita que "não demora muito" para concluir seu trabalho. Ele já adiantou, porém, que vai propor o arquivamento da denúncia.

O presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), afirmou que se confirmada a votação dos processos contra Renan no Conselho de Ética essa semana "não fará objeção" para que eles sejam apreciados no Plenário no dia 22. Os processos só vão a plenário se pedirem a cassação de Renan. Antes disso precisam ser aprovados no conselho.

Nos bastidores, é dado como certo que apenas Jefferson Peres vai pedir a cassação de Renan. O próprio relator, no entanto, não quer antecipar seu voto. Mas já deu sinais de que considera que Renan faltou com o decoro parlamentar.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.