Comissão pode discutir hoje situação de Lupi e de cartões

Marcello Casal Jr. / ABr
Marcello Casal Jr. / ABr

A comissão considera antiético ocupar,
ao mesmo tempo, o cargo de ministro
e a presidência do PDT.

Brasília – A Comissão de Ética Pública, ligada à Presidência da República, realiza nesta segunda-feira (28) a primeira reunião do ano. O uso indevido de cartões corporativos por integrantes do governo e a situação do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, devem ser discutiros no encontro, do qual vão participar os cinco membros do órgão: Marcílio Marques Moreira (presidente da comissão), Hermann Baeta, José Ernanne Pinheiro, Roberto Caldas e Sepúlveda Pertence. A previsão é que o encontro termine às 18 horas.

Em 26 de dezembro, a comissão encaminhou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva documento sugerindo a demissão de Lupi, que também é presidente do PDT. A comissão considera antiético ocupar, ao mesmo tempo, o cargo de ministro e a presidência do partido. O presidente Lula ainda não se posicionou sobre a questão.

A Advocacia-Geral da União (AGU) também não apresentou, até o momento, parecer final sobre o caso. Um parecer preliminar do órgão entende que não há ilegalidade no acúmulo de cargos.Carlos Lupi já declarou publicamente que não abre mão dos cargos e que só sairá do ministério caso o presidente Lula determine.

Voltar ao topo