Colisão de trens provoca incêndio em Araçatuba

Araçatuba, SP

– Dois trens cargueiros da empresa Ferronorte, carregados com óleo diesel, colidiram ontem de madrugada entre os municípios de Inocência e Paranaíba, em Mato Grosso do Sul, provocando grande incêndio. A assessoria de imprensa da Ferronorte divulgou nota, segundo a qual o fogo atingiu uma das locomotivas e seis vagões, mas no final da tarde o Corpo de Bombeiros de Paranaíba informou que pelo menos 15 vagões, além da locomotiva, estavam em chamas. O fogo mobilizou bombeiros de pelo menos nove cidades de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Os trens trafegavam no mesmo sentido, puxando ao todo 62 vagões com 5 milhões e 580 mil litros de óleo diesel que haviam saído da Refinaria Planalto (Replan), em Paulínia (SP), e iam para Alto Taquari (MT). Por motivos ainda não esclarecidos, o trem que estava atrás bateu no último vagão do que seguia à frente. Segundo a assessoria de imprensa da Ferronorte, os dois maquinistas e dois ajudantes que estavam nas composições não sofreram ferimentos.

O acidente aconteceu no quilômetro 81 de uma ferrovia construída pela própria Ferronorte, empresa que tem entre seus sócios o ex-rei da soja Olacyr de Moraes, os fundos de pensão Previ (Banco do Brasil) e Funcef (Caixa Econômica Federal) e os bancos estrangeiros Chase e Morgan. A assessoria de imprensa da Ferronorte informou também que os trens eram monitorados por satélite e as caixas pretas das locomotivas serão analisadas para se determinar a causa do acidente, que não teria provocado danos ambientais. Um laudo conclusivo deve ser divulgado pela Ferronorte em 30 dias.

Voltar ao topo