A partir de 2011 as assembleias da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), maior conferência episcopal do mundo, serão realizadas em Aparecida, no Vale do Paraíba (SP). A decisão foi tomada pela 47ª Assembleia Geral dos Bispos, que começou dia 22 de abril e termina amanhã em Itaici, bairro de Indaiatuba – 125 quilômetros a sudoeste da cidade de São Paulo. Em 2010, a reunião será em Brasília por causa do Congresso Eucarístico, organizado pela arquidiocese da capital federal.

continua após a publicidade

Realizada há 33 anos na Casa de Retiros Vila Kostka, dos padres jesuítas, em Itaici, a Assembleia da CNBB exige uma grande infraestrutura, começando pela hospedagem. Atualmente, mais de 60 bispos têm de se hospedar em hotéis da cidade de Indaiatuba por falta de quartos disponíveis na casa, informou a assessoria de imprensa da CNBB.

A decisão se deu a partir de projeto apresentado pelo arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno. O projeto, já em andamento, contempla a construção de instalações com condições para atender à CNBB no Santuário de Aparecida, com hospedagem, auditórios e salas de reuniões para, pelo menos, 500 pessoas. Foram apresentados também outros dois projetos – um da Arquidiocese de Brasília e outro da própria Casa de Retiros Vila Kostka. A maioria dos bispos, no entanto, votou por Aparecida.

continua após a publicidade