A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) definiu que a segurança pública será o tema da Campanha da Fraternidade de 2009. A idéia surgiu de um abaixo-assinado com 20 mil assinaturas feito pela Pastoral Carcerária depois dos ataques do Primeiro Comando da Capital (PCC) em São Paulo, em maio do ano passado.

continua após a publicidade

Escrito pelo padre Gunther Zgubi, coordenador nacional da Pastoral, o documento traz 37 sugestões contra a violência no País. Muitas medidas têm como base ações isoladas que já ocorrem em alguns locais no Brasil. ?O que queremos é nacionalizar essas boas idéias?, explicou Zgubi.

Entre as sugestões está a aplicação da Lei Seca, que já ocorre em Diadema e obriga os bares a fecharem mais cedo. Também há uma proposta de terapias comunitárias para desempregados e vítimas de agressão familiar, projeto que já existe em Fortaleza.

Além disso, o documento defende o turno integral e a abertura nos fins de semana das escolas públicas, a construção de presídios próximos da comunidade local e da família do preso, o combate a sites que incitam a violência e a proibição do contingenciamento das verbas dos Fundos Penitenciário Nacional (Funpen) e Nacional de Segurança Pública (FNSP).

continua após a publicidade

Todas essas medidas devem ser aprovadas em um encontro com um grupo de especialistas da área de segurança, teólogos e membros da CNBB, que ocorrerá em setembro em Brasília.