CMN autoriza lotéricas e Correios a receberem depósitos de poupança rural

Brasília – Os depósitos de poupança rural em bancos cooperativos não ficarão mais restritos às cooperativas de crédito rural e de livre admissão de associados (cooperativas das quais qualquer pessoa pode participar). Por decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN), tais depósitos agora poderão ser feitos em lotéricas, agências dos Correios, cartórios ou qualquer outro intermediário conveniado com os bancos cooperativos.

O depósito de poupança rural foi criado em 1986, com o objetivo de captar recursos destinados ao desenvolvimento da agricultura. Até 2004, tais depósitos só podiam ser feitos no Banco do Brasil, no Banco do Nordeste e no Banco da Amazônia.

A partir da Resolução 3.188 de 2004, os bancos cooperativos (bancos comerciais ou bancos múltiplos cujo controle acionário pertença a cooperativas centrais de crédito) foram autorizados a receber depósitos de poupança rural, podendo contratar apenas as cooperativas de crédito rural e de livre admissão como correspondentes.

Agora, o Banco Central decidiu alterar a Resolução 3.188/04, de forma a possibilitar a contratação de qualquer empresa ? inclusive cooperativas de crédito ? para captar recursos da poupança rural em nome dos bancos cooperativos.

Voltar ao topo