Clínica registra medo de universitária antes da lipoaspiração

A polícia vai investigar as anotações manuscritas em um caderno apreendido pela Vigilância Sanitária de Ribeirão Preto na clínica do ginecologista Vanderson Bullamah. Numa das folhas consta o nome da estudante universitária Helen de Moura Buratti, de 18 anos, que morreu na sexta-feira (05), uma dia após ter se submetido a uma lipoescultura, e algumas frases soltas.

Uma delas é: ?Não quer fazer, tem medo?. Também estão registrados os fragmentos: ?Não vai tomar fórmula, vai à academia, mais regime com nutricionista, mais drenagem?. As palavras podem indicar que o médico teria convencido Helen a fazer a cirurgia, mas isso só será possível confirmar após a polícia ouvir o depoimento da secretária que fez as anotações no caderno, onde há ainda vários nomes de pacientes.

A polícia apura se a morte de Helen foi culposa por imperícia, negligência ou imprudência. O delegado titular do 1º DP, Marcos César Borges, espera que a secretária se apresente, caso contrário irá pedir exame grafotécnico de todos os funcionários da clínica de Bullamah, interditada pela Vigilância Sanitária na segunda-feira (08). O objetivo é saber se o médico tinha conhecimento do ?medo? de Helen. Se isso for confirmado, a situação será encaminhada ao Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp).

Voltar ao topo