Clima barra volta da Antártida de parlamentares do País

A chegada de frentes frias impede a volta ao Brasil de uma expedição oficial à Antártida com 13 parlamentares brasileiros desde a última sexta-feira. Se o tempo estiver bom amanhã pela manhã, o grupo, que chegou à Antártida na última quinta-feira, deve voltar ao Brasil apenas na terça-feira. A previsão inicial era de chegada na noite de hoje. O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), um dos integrantes da Comissão Mista Oficial de Mudanças Climáticas que viajou ao continente antártico à convite da Marinha, disse que o tempo fechado atrasou a volta da missão, mas acabou ajudando os parlamentares a conhecerem melhor o trabalho dos cientistas brasileiros que estão na estação Comandante Ferraz. Os parlamentares visitaram também a estação chilena Eduardo Frei.

"Era para ficarmos apenas duas horas na Estação Comandante Ferraz, e já ficamos quase duas noites. Visitamos os laboratórios e conhecemos pesquisas nas áreas de meteorologia, ventos e marés, sobre a camada de ozônio, baleias aves e peixes" disse ele. "Mesmo após um inverno bastante rigoroso, estudos dos cientistas brasileiros apontam que a temperatura tem aumentado nos últimos 50 anos na Antártica e comprovam o fenômeno do aquecimento global", acrescentou.

Nesta manhã, mesmo com temperaturas próximas de zero e sensação térmica de – 2º C, os parlamentares caminharam nas proximidades da base chilena, conheceram a estação russa e visitaram as igrejas Católica e Ortodoxa no continente. Os parlamentares não passam frio, pois receberam roupas especiais da base da Marinha em Pelotas (RS), mas, apesar disso, estão ansiosos para voltar, assegura Teixeira. "Todos nós temos uma agenda para cumprir nesta semana, e os compromissos de segunda e terça-feira já tiveram de ser cancelados", disse o deputado petista.

Se o tempo amanhecer aberto na manhã de amanhã, os parlamentares viajarão de avião da estação chilena até Punta Arenas, no extremo sul do Chile. Somente depois disso é que eles poderão retornar em um vôo para o Brasil. Além de Teixeira, fazem parte da missão os deputados Ricardo Trípoli (PSDB-SP), Moreira Mendes (PPS-RO), Wellington Coimbra (PMDB-ES), Colbert Martins (PMDB-BA), Edmilson Valentin (PCdoB-RJ), Jorge Maluly (DEM-SP), Maria Helena (PSB-RR), Fábio Ramalho (PV-MG), Luciano Pizzato (DEM-PR), Fernando Chucre (PSDB-SP) e Vinicius Carvalho (PTdoB-RJ) e o senador Renato Casagrande (PSB-ES). Acompanham também assessores parlamentares, membros do Ministério de Ciência e Tecnologia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Banco Central, Casa Civil, Aeronáutica e Marinha.

Voltar ao topo