Ciro Gomes culpa omissão de FH

Rio

(AE) – O candidato da Frente Trabalhista a presidente, Ciro Gomes (PPS-PDT-PTB), acusou hoje, no Rio, o presidente Fernando Henrique Cardoso de ter sido “omisso” no combate à corrupção. Ciro Gomes criticou a expressão “menorzinha”, usada por Fernando Henrique para se referir à corrupção no País.

“Quem fala `menorzinha’, praticamente, está dizendo que R$ 40 mil é um trocado. A corrupção no Brasil é muito grave”, afirmou, fazendo alusão também à declaração do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT-PL-PC do B-PCB-PMN) sobre a suposta propina cobrada pela prefeitura de Santo André, no Grande ABC (SP).

Para Ciro Gomes, a “sensação” de impunidade estimula essa prática. “O Brasil precisa considerar a questão da moralização não como retórica, mas fazer um esforço sereno, enérgico e contínuo (para acabar com a corrupção). Ele (o presidente) foi omisso”, completou, pouco depois de fazer campanha no Calçadão de Campo Grande, local de concentração de lojas na zona oeste da cidade.

Um dia depois que FHC se queixou da arrogância dos candidatos que o têm criticado, foi a vez de Ciro Gomes sugerir uma postura mais humilde ao presidente, quando este receber censuras.

“Claro que o presidente tem direito de ser reconhecido pelo que fez, mas tem de ter humildade para suportar uma crítica. Não porque é uma crítica, mas porque nós estamos nos preparando para fazer avançar o Brasil.”, disse.

Voltar ao topo