Ciro cresce mais e se distancia de Serra

Brasília

(AG) – O candidato da Frente Trabalhista, Ciro Gomes, continua em ascensão nas pesquisas de intenção de votos para a Presidência da República e abriu vantagem sobre o candidato do PSDB, José Serra, superando o empate técnico registrado na pesquisa anterior, do dia 11 de julho. Nas pesquisas feitas no fim de semana, Ciro aparece sozinho em segundo lugar. Se a eleição fosse hoje, estaria garantida a Ciro Gomes a condição de adversário de Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno da disputa. É o que indicam as pesquisas internas do PSDB, do PFL e também do Ibope, esta última a ser divulgada nesta terça-feira.

“Esta eleição pode estar no caminho de uma polarização sem a presença de um candidato do governo”, disse um especialista em pesquisas eleitorais, numa referêcia ao fato de Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PPS) serem candidatos de oposição ao governo Fernando Henrique. A análise dos números das pesquisas do último fim de semana que aferiram o desempeho dos candidatos na série de entrevistas ao Jornal Nacional permite afirmar que parte do contingente de indecisos registrado na pesquisa anterior optou pela candidatura de Ciro Gomes.

Há dois tipos de indecisos: os que rejeitam o governo, e estão entre Lula e Ciro; e os que não querem Lula, que ficam entre Serra e Ciro. Desta forma, Ciro tem sido beneficiado pelos dois temores – disse o analista de pesquisa. Para o analista em pesquisas eleitorais, boa parte dos eleitores já decidiu em quem não irá votar, mas não decidiu, ainda, em quem vai votar, o que justifica o alto índice de indecisos. O que não quer dizer, entretanto, que o eleitor esteja alheio à política e à eleição. O eleitor está em momento de reflexão, explicou.

Voltar ao topo