Ciro continua o crescimento

São Paulo

(AE) – A pesquisa Vox Populi publicada no jornal Correio Braziliense deste último domingo dá um passo no sentido de aprofundar e melhor qualificar os números referentes à intenção de voto. Ela procura comparar os quatro principais candidatos à Presidência da República com duas referências, explica a analista Fátima Pacheco Jordão, consultora do Grupo Estado: percepção de capacidade de resolver problemas considerados críticos e atributos pessoais mais valorizados que, segundo os eleitores, o futuro governante do país deve ter.

A hipótese é de que os candidatos em melhores posições em relação aos itens mais demandados (problemas e atributos) têm melhores condições de crescer daqui para a frente, se seus argumentos reforçarem as predisposições atuais dos eleitores e se não houver contestação ou argumentos persuasivos em contrário de seus adversários.

Crescendo

Pelo que foi publicado até agora, diz Fátima, o candidato da Frente Trabalhista, Ciro Gomes até por estar em uma fase de crescimento nas pesquisas de intenção de voto e ter sido menos criticado até o momento foi o que se saiu melhor. “E bem melhor.” Estes resultados colocam a perspectiva de que Ciro cujo potencial eleitoral ainda não foi atingido – possa vir a crescer mais ainda nesta fase pré horário eleitoral da campanha.

Diferencial

“O diferencial de Serra sobre Lula (capacidade de governar) foi superado por Ciro”, explica a analista. “Lula ainda lidera (por identificação ou propostas) no atributo de preocupação com os mais pobres. Os atributos de honestidade e sinceridade têm superposição. Referem-se muito à idéia de cumprir promessas feitas, não apenas não ser corrupto.’

Voltar ao topo