A cidade de Urussanga (a 210 km de Florianópolis) vai promover uma vacinação em massa contra a gripe A (H1N1) neste sábado (28). A prefeitura adquiriu 5.000 doses da vacina para imunizar os moradores que não estão nos grupos de risco ou que não foram vacinados em clínicas particulares.

continua após a publicidade

Neste ano, ao menos duas pessoas da cidade foram infectadas pelo vírus H1N1. Não foram registradas mortes.

Segundo Mabel Magagnin Possamai, secretária municipal de Saúde, a preocupação é com o frio intenso e a alta umidade, que devem se prolongar até o fim de agosto. “As pessoas estão ficando em locais muito fechados. Juntamente com a vacinação, estamos reforçando as orientações para ventilar os ambientes”, afirma.

A vacinação será realizada em oito postos de saúde do município. Na próxima segunda-feira, os agentes de saúde farão mutirão para vacinar professores da rede municipal.

continua após a publicidade

Mabel Possamai acredita que o lote de vacinas será suficiente, já que muitas empresas promoveram vacinação de seus funcionários. “Se faltar, vamos adquirir mais um lote”, diz.

Urussanga tem cerca de 20 mil habitantes. Essa é a segunda vez que toda a população será vacinada contra a gripe A. Em 2010, o Ministério da Saúde promoveu a imunização. “Como resultado, em 2011 não tivemos um único caso da doença”, afirma a secretária.

continua após a publicidade

 

Santa Catarina registrou neste ano 741 casos de gripe A, com 72 mortes – metade de todas as mortes decorrentes do vírus H1N1 na região Sul do país.

 

O Ministério da Saúde confirmou esta semana a liberação de mais 100 mil doses da vacina para o Estado, totalizando 1 milhão de doses fornecidas neste ano. O lote ainda não chegou a Santa Catarina.

A vacina é importada e, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o envio está atrasado por conta da greve de servidores da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), responsáveis pela liberação das cargas nos portos brasileiros.