Ciclone inunda e isola cidades no Sul

Porto Alegre – O município de Capão do Leão, na região sul do Rio Grande do Sul, está isolado por causa dos temporais trazidos pelo ciclone extratropical que passa pela região Sul do País. Uma pessoa morreu. O agricultor Jorge Augusto Bacchini Adamole morreu em Pelotas, após ser levado pelas águas, quando tentava atravessar uma ponte submersa. Ele morreu afogado num arroio que abastece as áreas de captação para tratamento de água. E mais de 120 famílias estão desabrigadas na cidade. Nas últimas 24 horas choveu 216 milímetros, o que não ocorria há mais de 30 anos no local, em que média histórica é de 100 milímetros no mês de maio.

Segundo o prefeito Fernando Marroni, os arroios que abastecem as áreas de captação para tratamento de água transbordaram, deixando a cidade desabastecida de água potável. Também as aulas estão suspensas desde ontem no município. Ele disse que os alagamentos também já deixaram a cidade isolada dos demais municípios da região. Três das quatro rodovias que dão acesso a Pelotas foram interditadas. As BRs 293, 116 e 392 estão com trechos interrompidos por causa do excesso de chuva, e a entrada e saída da cidade só é possível pela BR-471. A BR-101 também tem pontos de alagamento.

Em São Paulo, a Defesa Civil estadual informou que foi resgatado com vida mais um sobrevivente do naufrágio de um barco pesqueiro ocorrido na noite de quarta-feira em Cananéia, no litoral paulista. Nivaldo Júnior foi retirado e levado direto a um hospital da região já que estava debilitado após ficar mais de 36 horas no mar. A agitação do mar, com a aproximação do ciclone extratropical, causou o naufrágio do pesqueiro que tinha a bordo cinco tripulantes, um já fora resgatado com vida.

Alertas enviados ontem pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, aos órgãos de Defesa Civil dos estados da região Sul e de São Paulo informam sobre a ocorrência, entre ontem e hoje, de rajadas de vento, com até 70 quilômetros por hora (km/h), e pancadas de chuva. Essas variações do clima devem durar até a manhã deste sábado e ainda são conseqüência do ciclone extratropical que está sobre essa parte do País, mas que começa a perder força. A Sedec desaconselha a pesca e o lazer no mar no fim de semana.

Voltar ao topo