Chuvas em BH matam 25 e desabrigam milhares

Belo Horizonte – Pelo menos 25 pessoas morreram em conseqüência da chuva que atinge Belo Horizonte e a região metropolitana da capital mineira desde a noite de anteontem. O vice-presidente, no exercício da Presidência da República, José Alencar, viajou no início da tarde de ontem para Belo Horizonte. Os ministros Ciro Gomes, da Integração Nacional, e Olívio Dutra, das Cidades, foram com ele.

A viagem tem o objetivo de prestar solidariedade à população mineira e examinar, junto com o governador do Estado e os prefeitos das cidades atingidas, as medidas a serem tomadas. Na capital mineira, foram confirmadas 21 mortes: duas no bairro Taquaril, quatro no aglomerado de Cafezal, quatro no Taquaril e cinco no Morro das Pedras, além de outras seis. São mais de 60 feridos e cerca de 2.800 desabrigados.

Moradores da região metropolitana de BH também sofrem com a chuva. No município de Santa Bárbara do Leste uma pessoa morreu e cinco estão desaparecidas. Em Caratinga, já são três o número de vítimas e uma pessoa continua desaparecida. No bairro Morro das Pedras, em Belo Horizonte, nove pessoas de uma mesma família, entre elas seis crianças, foram soterradas. Das nove, cinco foram encontradas. Entre estas, uma menina de 13 anos foi resgatada com vida, mas morreu logo em seguida. As demais foram encontradas mortas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a chuva fina e novos deslizamentos de terra prejudicam o trabalho de resgate. Um menino quase chegou a ser retirado pelos bombeiros, mas foi encoberto novamente pela terra. O Corpo de Bombeiros informou que por volta de 60 ocorrências de soterramento ainda estavam sendo atendidas até o começo da noite de ontem. Várias cidades de Minas estão alagadas por causa das chuvas. Na região metropolitana, a situação é crítica nos municípios de Sarzedo, Raposos, Mariana e Sabará. Em Caratinga e Sobrália foi decretado estado de calamidade pública.

O acesso à Belo Horizonte também está comprometido. A BR-040, que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro, está bloqueada na altura do BH Shopping, complicando o tráfego na região. A prefeitura de Betim informou que a queda de barreiras na rodovia BH/São Paulo está provocando congestionamentos. Entre as localidades do Declive e PTB a situação está mais complicada.

Toda região central e principais avenidas e corredores de transporte de Belo Horizonte ficaram congestinadas pela manhã devido à queda de árvores, de barreiras e a acidentes de trânsito. A situação mais grave foi na região do shopping no trevo de Nova Lima. Muitos decidiram ir a pé para região da Savassi e para o centro da capital.

A Copasa informou que a distribuição de água está prejudicada em diversos pontos de Belo Horizonte. Não há previsão de restabelecimento do serviço. O Rio Caratinga saiu do seu leito e inundou a cidade de mesmo nome, deixando debaixo dágua ruas, lojas, comércio em geral e detruindo casas, comunicações telefônicas e estradas. Maior parte da cidade está debaixo de água.

Voltar ao topo