Chuva diminui em Santa Catarina e famílias retornam para casa

Uma forte ventania registrada entre o fim da tarde de ontem e a madrugada de hoje, com velocidade de até 70 quilômetros por hora (km/h), direcionou para o mar as nuvens carregadas e, com isso, derrubou a previsão de intensa chuva para o litoral norte de Santa Catarina. “Tínhamos uma previsão agressiva para o fim de semana, mas toda a chuva foi levada para o mar pela ação do vento”, disse aliviado o diretor estadual de Defesa Civil Márcio Luiz Alves.

A preocupação, conforme Alves é com a região marítima do Estado, com previsão de ressaca e formação de ondas de dois a três metros, especialmente na região Sul. O órgão desaconselha qualquer atividade marítima pesqueira até amanhã.

Descartada a possibilidade de mais chuva, as 13 famílias retiradas das áreas de risco, entre a última sexta-feira (dia 31) e ontem, em Blumenau, retornaram para casa na manhã de hoje. A Defesa Civil Estadual contabilizou em 39 as famílias que foram retiradas preventivamente das regiões de risco nos últimos três dias.

Os municípios de Ilhota, Blumenau, Brusque, Gaspar, Luis Alves e Joinville tiveram registro de deslizamentos de terra devido às chuvas contínuas e volumosas que ocorreram na região Centro-Norte e Vale do Rio Itajaí nos últimos dias. O Rio Itajaí-açu, até o fim da manhã de hoje já havia baixado e, conforme a Defesa Civil de Blumenau apresentava-se com 4,5 metros acima do nível normal. O limite é de 10 metros em alguns pontos do rio.