Chuva deve continuar a atingir os Estados de PE e AL

As pancadas de chuva devem continuar a atingir os Estados de Pernambuco e Alagoas nos próximos dias, segundo previsão da Climatempo e do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco.

Em Pernambuco, que está em estado de alerta desde a última quinta-feira por conta dos temporais, as pancadas de chuva se alternam com períodos de melhoria nos próximos três dias, segundo Francis Lacerda, coordenadora do Laboratório de Meteorologia.

“Essas pancadas de chuva são típicas da região neste período do ano”, explica. A chuva fina aparece ao longo do dia, com períodos de sol. No entanto, ela volta a atingir o Estado à noite e durante a madrugada. “Essa chuva fina é o que traz perigo de alagamentos e enchentes, pois ela é constante e pode encharcar o solo, prejudicando o escoamento da água”, explica a coordenadora. “Apesar da ocorrência de chuvas, não há previsão de chuva intensa, apenas com pancadas de chuva moderada, mas nada parecido com o que ocorreu na última semana”, compara Francis.

Segundo a Climatempo, voltou a chover moderadamente em Maceió (AL) na noite de ontem e na madrugada de hoje. Não estava chovendo por volta das 8 horas, mas, segundo a medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre as 8 horas de ontem e as 8 horas de hoje, choveu 34 milímetros sobre a cidade.

Frente fria

Na Região Nordeste, a previsão é de chuva em pontos isolados por conta de uma nova frente fria que se aproxima do litoral sul da Bahia hoje. Faz sol, mas pode chover a partir da tarde e o vento fica mais forte. Nas demais áreas do litoral baiano, no Recôncavo, na região de Paulo Afonso e em Sergipe, o sol aparece o dia todo e chove rápido. No litoral, na zona da mata e no agreste entre Pernambuco e o Rio Grande do Norte e em Alagoas, o céu fica com muitas nuvens e chove várias vezes. Também há previsão de pancadas rápidas de chuva no norte entre o Maranhão e o Piauí.

A frente fria provoca aumento de nuvens sobre o sul da Bahia amanhã. A temperatura cai e ocorrem várias pancadas de chuva que intercalam com aberturas de sol fraco. No leste baiano, na Chapada Diamantina, no Sergipe, em Alagoas e no litoral, na zona da mata e no agreste entre o Rio Grande do Norte e Pernambuco, o sol aparece e chove a qualquer hora do dia. No litoral e no norte do Maranhão, o sol aparece forte e chove rápido.

Voltar ao topo