Chuva deixa ruas alagadas e 400 desabrigados em Santa Catarina

A chuva no litoral de Santa Catarina desde a noite de ontem causou deslizamentos e alagamentos entre a região norte do Estado e o entorno de Florianópolis. As primeiras estimativas apontam 400 desabrigados, a maioria no município de Palhoça, na região metropolitana da capital. Duas pessoas estão desaparecidas. O governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) descartou a hipótese de declarar estado de emergência após se reunir nesta quinta-feira (31) com a Defesa Civil do Estado, Polícia Militar (PM) e prefeitos da Grande Florianópolis.

A Defesa Civil trabalha com barcos e picapes para resgatar a população das comunidades isoladas pelas enchentes. Em Joinville no norte do Estado, houve 30 deslizamentos de terra e oito residências em situação de risco precisaram ser desocupadas, todas no bairro Petrópolis. Cerca de 60 famílias foram levadas para salões paroquiais na cidade. Três bairros estão completamente inundados e outros três correm perigo de alagamento.

Na noite de ontem, uma embarcação carregada com 340 bobinas de aço naufragou quando chegava ao porto de São Francisco do Sul, no litoral norte. Os doze tripulantes foram resgatados com hipotermia e ferimentos e receberam atendimento no Hospital de São Francisco do Sul. Mas segundo a Defesa Civil, o acidente não foi motivado por mau tempo, uma vez que as condições climáticas no momento do afundamento não eram críticas. O último registro da Defesa Civil contabilizou onze cidades atingidas por alagamentos e deslizamentos.

Carnaval

O desfile de carnaval de Florianópolis foi mantido no sábado, após especulações de que seria transferido para a terça-feira. Carros alegóricos que estavam no pátio junto à passarela do samba foram danificados pelo mau tempo. Segundo o governador, informações da meteorologia da Secretaria da Agricultura indicam bom tempo para o fim de semana na cidade.

Voltar ao topo