Subiu para quatro o número de mortes em decorrência das chuvas que atingiram diversas regiões do Estado de São Paulo desde sábado. Os estragos provocados pelas águas prejudicaram cerca de 14,5 mil pessoas. Balanço da Defesa Civil Estadual, com informações recolhidas até as 22h30, aponta para 13.944 desalojados – acolhidos em casas de familiares ou amigos – e 481 desabrigados – levados a abrigos públicos. Ontem a chuva também castigou a capital paulista, provocando 53 pontos de alagamento. Bombeiros tiveram dificuldades para resgatar pessoas ilhadas na zona norte.

continua após a publicidade

No domingo, as autoridades já tinham registrado a morte por afogamento de Maria do Rosário Silva, de 85 anos, em São José dos Campos. O corpo do pescador José Rodrigues, de 44 anos, desaparecido no domingo quando tentava resgatar sua embarcação, foi encontrado ontem numa praia de Peruíbe. E duas pessoas, identificadas apenas como Geraldo e Tereza, morreram sob escombros de uma casa soterrada em Jacupiranga, no Vale do Ribeira.

A gravidade dos problemas levou o governador José Serra (PSDB) a sobrevoar a região de Peruíbe. Ele pareceu ter ficado espantado com a dimensão da inundação. ?Vim aqui para ver o problema de perto. Em 24 horas choveu o que costuma chover nesta época do ano em dois ou três meses. Foi um dilúvio?, disse Serra. A prefeitura estima que o temporal afetou 25 mil pessoas. A cidade tinha ontem 1.200 desalojados e 133 desabrigados.

continua após a publicidade