Chuva deixa 200 famílias desabrigadas no litoral de SP

Ao menos 200 famílias estão desabrigadas (aquelas que perderam tudo e necessitam de abrigos públicos) em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, após perderem tudo o que tinham durante uma forte chuva que atingiu a região na madrugada do último domingo. O número de desabrigados pode ser maior, pois ainda há locais inacessíveis devido aos alagamentos. A maioria das famílias está alojada em uma escola no bairro de Camburi, um dos mais atingidos da região sul do município.

A chuva provocou o alagamento de ruas de diversos bairros. Em alguns pontos, a água atingiu dois metros de altura. O Rio Camburi transbordou, já que as águas não tiveram vazão devido à maré cheia. A maioria das casas atingidas foi construída irregularmente e às margens do rio. Algumas foram erguidas a apenas um metro do solo.

Na Rua Lobo Guará, também em Camburi, alguns moradores se recusaram a sair do local. A via está totalmente alagada desde domingo, com a água na altura da cintura. Os moradores são transportados de barcos por voluntários e por membros do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. A situação é semelhante em uma comunidade denominada Areião, onde diversas famílias ficaram desabrigadas. De acordo com a Defesa Civil, choveu 191,1 milímetros em apenas 24 horas. O índice normal é 15 milímetros por dia.

Voltar ao topo