Já chega a 145 o número de cidades em situação de emergência em Minas Gerais por conta das chuvas. O último município a entrar para a lista foi Virginópolis. De acordo com boletim da Defesa Civil, 199 cidades do Estado relataram problemas em razão dos temporais.
O balanço da Defesa Civil, divulgado hoje, aponta que em todo o Estado 1.511.952 pessoas foram afetadas de alguma maneira pelas chuvas. Desde outubro do ano passado, quando começa o período de chuvas em Minas Gerais, 4.433 ficaram desabrigadas (aquelas que perderam tudo e necessitam de abrigos públicos) e 33.625 acabaram desalojadas (aquelas que podem contar com a ajuda de familiares e vizinhos).
Mais de 8.500 casas foram danificadas pelas chuvas, sendo 337 totalmente destruídas. Desde o início do período de chuvas, Minas Gerais já registrou 18 mortes em decorrência de enxurradas e alagamentos e cinco mortes causadas por raios.
Mato Grosso do Sul
Em Mato Grosso do Sul, 26 cidades estão em situação de emergência em razão das chuvas, segundo o último balanço da Defesa Civil estadual. Mais de 146 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, porém o órgão não divulgou o número de desabrigados e desalojados.
As cidades que estão em situação de emergência são Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Paranaíba, Aquidauana, Campo Grande, Coxim, São Gabriel do Oeste, Nioaque, Maracaju, Santa Rita do Pardo, Ribas do Rio Pardo, Ivinhema, Bonito, Chapadão do Sul, Sidrolândia, Miranda, Alcinópolis, Rio Verde do Mato Grosso, Nova Alvorada do Sul, Camapuã, Rio Brilhante, Terenos, Bandeirantes, Corguinho, Rochedo e Batayporã.
A Defesa Civil distribuiu ontem 11 toneladas de alimentos nos municípios que estão em situação de emergência. As cestas básicas foram entregues em Aquidauana, Anastácio, Coxim, Miranda e Dois Irmãos do Buriti.


