Chávez quer que Brasil lidere movimento

O presidente Hugo Chávez pediu que o Brasil liderasse a criação de “um grupo de amigos” da Venezuela para ajudar o país a superar a crise política e institucional na qual mergulhou desde o início de dezembro. A idéia e os objetivos desse grupo, no entanto, ainda não foram muito bem explicados pelo governo venezuelano.

O assessor de Assuntos Internacionais do Partido dos Trabalhadores (PT) e enviado especial do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva a Caracas, Marco Aurélio Garcia, explicou que “o grupo de amigos” sugerido por Chávez não pode nem deve se imiscuir no papel que vem desempenhando o secretário-geral da Organização de Estados Americanos (OEA), César Gaviria, que já mediou cerca de 25 reuniões entre a oposição que quer derrubar Chávez e o governo venezuelano.

Como a proposta não foi muito clara, mesmo depois de Garcia ter pedido maiores explicações, o ministro de Relações Exteriores, Roy Chaderton Matos, ficou de elaborar melhor a idéia antes de apresentá-la de forma oficial ao Brasil e a outros países, entre eles a França. De qualquer forma, Garcia disse que levará essa idéia a Lula.

Voltar ao topo