Centro de São Paulo tem dia de Salvador

O centro de São Paulo viveu um dia de Pelourinho de Salvador neste domingo, 7, com a passagem de dois blocos de axé e com a apresentação do baiano Moraes Moreira. Estreantes no carnaval de rua paulistano, o Bloco do Desmanche e o Domingo Ela Não Vai levaram para as regiões da Rua Augusta e do Vale do Anhangabaú mais de 20 mil fãs dos hits da música baiana dos anos 1990, como a das bandas É o Tchan, Cheiro de Amor e Terra Samba.

O sucesso de público surpreendeu até os sócios Rodrigoh Bueno, de 32 anos, e Alberto Pereira Junior, de 29, criadores do Domingo Ela Não Vai. “Fizemos um bloco para amigos amantes do axé. Quando fizemos a inscrição na Prefeitura falamos que iriam 500 pessoas e usaríamos um carrinho de supermercado para levar a caixa de som. Mas vimos pelas redes sociais que muita gente tinha interesse e tivemos de correr com a estrutura”, disse Bueno.

Há um problema conceitual no bloco +QVip Carna Bahia, que desde 2011 anima o carnaval da Barra Funda. A festa já era anunciada, em Facebook, flyers e outros locais, como micareta. “Micareta é a denominação dada no Brasil ao ‘carnaval fora de época'”, diz a Wikipedia. A micareta paulistana, porém, acontece no domingo de carnaval.

“Mas micareta é carnaval o ano todo, não é? Então vale também para domingo de carnaval”, foi a resposta que a reportagem ouviu de Bismark Lewis, da equipe de divulgação do bloco. “No fundo, o nome é mais para chamar a atenção mesmo”, completou Amanda Gi, da mesma equipe.

Sucessos

À noite, no Largo da Batata, em Pinheiros, Moraes Moreira atraiu um multidão. “Chegou a hora de São Paulo mostrar o valor do seu carnaval”, anunciou o artista.

Em cerca de uma hora de apresentação, como convidado da banda Orquídeas do Brasil, ele emendaria 16 sucessos de sua carreira, começando por Brasil Pandeiro que, com outras quatro canções entoadas – Swing de Campo Grande, Mistério do Planeta, Preta Pretinha e A Menina Dança – integram o antológico disco Acabou Chorare, dos Novos Baianos – conjunto que Moreira integrou.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Voltar ao topo