Centro de informação sobre medicamentos fará revisão das novas bulas

Depois de expirado o prazo estabelecido pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a entrega dos textos das novas bulas de medicamentos, o próximo passo é o processo de revisão dos mesmos.

Ao todo, 558 medicamentos de referência terão suas bulas alteradas, passando a existir dois tipos diferentes de texto – um com informações técnicas, destinado aos profissionais da saúde e outro, mais acessível, ao público leigo.

O trabalho de revisão das bulas, direcionadas aos profissionais da saúde, será realizado com a colaboração dos Centros de Informação Sobre Medicamentos (CIMs), unidades operacionais que proporcionam informação técnico-científica sobre medicamentos. Os farmacêuticos que irão analisar e fazer a revisão das bulas, passarão por um treinamento apropriado, entre os dias 19 e 30 de abril.

Todo o trabalho será realizado diretamente no banco de dados da Anvisa, onde na seqüência de cada bula haverá caixas de texto apropriada nas quais o farmacêutico analista colocará a conclusão de sua análise. O processo de revisão será feito aos pares, sendo que para cada bula revisada o analista irá fazer as contraprovas. A contraprova é uma análise de simples conferência de duas bulas já revisadas por outros Centros de Informação Sobre Medicamentos.

O Centro de Informação Sobre Medicamentos do Conselho Regional do Paraná (CIM/ CRF-PR) fará parte da equipe , que deverá concluir o trabalho num prazo de 80 dias, contados a partir de 03 de maio próximo. Segundo a Assessoria de Imprensa do CRF-PR, os medicamentos com as novas bulas só deverão chegar ao mercado no começo de 2005.

Voltar ao topo