Casseb admite que errou em compra de ingressos

Brasília (AE) – O presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb, admitiu ontem que a instituição errou ao comprar R$ 70 mil em ingressos do show que a dupla Zezé Di Camargo e Luciano realizou na capital federal para angariar fundos para a construção de uma nova sede do Partido dos Trabalhadores. Ele disse que, ao perceber que “atrás desse show existia um partido político, existia o PT”, o banco deveria ter devolvido os ingressos.

No mesmo dia em que denúncias publicadas na imprensa provocaram uma baixa no Banco Central, com a demissão do diretor de Política Monetária, Luiz Augusto Candiota, Casseb adotou uma estratégia de defesa diferente. Saiu de seu gabinete e, pessoalmente, deu sua versão sobre esse episódio do show. Casseb disse que, na condição de presidente do Banco do Brasil, assumia “inteiramente” a responsabilidade pela aquisição dos R$ 70 mil em ingressos para o show da dupla Zezé Di Camargo e Luciano. Explicou que do ponto de vista formal, a compra “foi algo à prova de qualquer questionamento”. No entanto, ponderou: “Não deveria ter sido feito? Acho que não”.

Casseb informou que remeterá a documentação ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas da União (TCU), antes mesmo de ela ser requisitada. Segundo o presidente do BB, a churrascaria Porcão, onde foi realizado o evento, é cliente do banco. Nessa condição, ela procurou a agência e propôs que o banco comprasse os ingressos. A sugestão teria sido repassada para a superintendência do banco, que considerou uma boa idéia adquiri-los para distribuir como prêmio aos funcionários que participavam de um concurso “para ver quem vendia mais cartões de crédito”. A operação foi aprovada por um comitê de marketing. Pelo valor da operação, foi uma decisão tomada em escalões dos quais não participam nem o presidente, nem os vice-presidentes.

No entanto, avaliou Casseb, ao constatar que o show beneficiaria o PT, os ingressos deveriam ter sido devolvidos. “Acho que devíamos ter tomado uma providência do tipo: pára, volta atrás, pega todos os ingressos de volta dos funcionários por mais difícil que isso possa ser, e vamos fazer um outro prêmio”, disse. Ele esclareceu que não tomou nenhuma providência pessoalmente porque estava em férias. Segundo explicou, o BB financia “milhares de eventos” em todo o País. “Se a gente fosse ver conotação política nesse tipo de coisa…”, comentou. Ele lembrou que, nesta semana, esteve em Curitiba, onde o Banco do Brasil apoiou um evento que tinha como palestrante o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Voltar ao topo