Cassado título do deputado eleito pelo Prona

Americana – SP

– A Justiça Eleitoral de Americana, no interior de São Paulo, cassou o título de eleitor do deputado eleito e advogado Ildeu Araújo (Prona), que recebeu 382 votos. Araújo pegou carona na votação recorde do deputado eleito Enéas Carneiro (Prona), que teve 1,5 milhão de votos. O juiz eleitoral André Carlos Oliveira decidiu cassar o título do deputado eleito após constatar que ele não reside no município.

A decisão permite que seja impugnada a diplomação de Araújo. O deputado ainda pode recorrer da resolução. A Justiça Eleitoral informou que obteve provas de que Araújo ainda residia em Brasília e não tinha domicílio em Americana, como alegou quando pediu a transferência do título para a cidade.

De acordo com a Justiça, todos os bens do deputado do Prona estão registrados na capital federal, conforme informou a Receita Federal. O registro profissional na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também foi mantido no Distrito Federal.

A denúncia de endereço falso foi feita pelo jornalista Carlos Brickman e a advogada dele, Tânia Liz Nogueira. Tânia disse que entrará com um pedido de impugnação da diplomação de Araújo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo. Brickman apurou que o endereço fornecido à Justiça pelo então candidato era, na verdade, do irmão dele, Moacyr Araújo.

Voltar ao topo