sentimentos ?

Cartas de João Paulo II revelam “forte amizade” com uma mulher

As cartas foram mantidas longe do público pela Biblioteca Nacional da Polônia por anos, e não sugerem que a o papa quebrou seu voto de castidade, diz a BBC.

A amizade entre João Paulo e Tymieniecka teria começado em 1973 quando a filósofa entrou em contato com o futuro papa, Karol Wojtyla, à época arcebispo da Cracóvia, para tratar de um livro de filosofia que ele havia escrito. Ela viajou dos Estados Unidos – onde morava – para a Polônia para conversar sobre o trabalho, e então, o par começou a trocar correspondências que ficaram cada vez mais íntimas, segundo a reportagem.

Tymieniecka e Wojtyla teriam decidido trabalhar juntos em uma versão expandida do livro do pontífice. Eles também teriam se encontrado muitas vezes e trocado cartas frequentemente.

Ainda de acordo com a BBC, Tymieniecka parecia ter revelado sentimentos intensos por Wojtyla por causa de suas cartas que sugerem um homem “lutando para dar sentido a sua amizade em termos cristãos”.

A reportagem diz que Wojtyla teria convidado a filósofa para esquiar durante feriados e para passear pelos campos. (Matheus Maderal – matheus.maderal@estadao.com)

Voltar ao topo