Carnaval faz sumir silicone do mercado

A proximidade do Carnaval, que começa no próximo dia 1.º, desencadeou uma febre, ainda maior do que a existente, por implantes de próteses de seios em mulheres e travestis. Essa procura desesperada provocou escassez de silicone no mercado.

“O verão e a proximidade do Carnaval aumentaram a demanda de implantes mamários e está faltando silicone no mercado. As importações não são suficientes para atender tanta demanda por cirurgias”, disse o cirurgião Paulo Matsudo, diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. “Somos um país tropical banhado por enorme litoral e a população está sujeita à maior exposição do corpo nas piscinas e nas praias. O Brasil é um país que gosta da beleza e isso faz com que haja aumento da busca por cirurgia plástica”, afirmou Matsudo.

A modelo Janaína Ribeiro, de 30 anos, colocou seios novos de 215 mililitros, concorda. “Nossa cultura é essa. Expor o corpo, mulheres bonitas, praia, biquini, isso está dentro de nós”, comentou.

Matsudo realiza duas cirurgias por dia em sua clínica. Mas a demanda aumentou na temporada pré-Carnaval. “Seguindo os cuidados adequados é possível estar dançando no Carnaval sete dias depois da operação”, garantiu Matsudo.

Bumbum

Outra causa da falta de silicone no Brasil é a crescente demanda por implantes nos glúteos.

“O bumbum é uma região que as brasileiras sobrevalorizam. O bumbum pode cair por razões biológicas e, então, também estamos fazendo muitas gluteoplastia”, disse o médico.

Sandra Guerra, representante e distribuidora no Brasil da firma francesa Perrose Pherthese -produtora de silicone – não lamenta as vendas perdidas pela falta de material. “A procura é muito grande. Em dezembro e janeiro perdemos muitas vendas devido à falta de próteses. Com as férias e o Carnaval, as mulheres estão muito mais estimuladas a fazer cirurgias”, afirmou.

O tamanho das próteses, dizem os médicos, vem crescendo. “A mulher brasileira está usando volumes cada vez maiores. Há poucos anos, a média era de 120 a 180 mililitros. Agora é de 160 a 220 mililitros”, disse o cirurgião Carlos Uebel. Mas Matsudo afirma que o tamanho deve ser proporcional ao corpo e revelou que as mulheres que desejam colocar seios muito grandes são encaminhadas para um psiquiatra.

Voltar ao topo