São Paulo

– A animação no Carnaval não é só dos foliões. O setor de reciclagem de alumínio também tem muito o que comemorar. Com o aumento do consumo de bebidas durante este período, a reciclagem é alanvancada pelas milhares de famílias que têm nesse processo sua principal fonte de renda. Segundo a Associação Brasileira do Alumínio (Abal), cerca de 150 mil pessoas estão envolvidas no recolhimento de latas de alumínio, atividade que rende de um a três salários mínimos mensais. Esse valor costuma ser ultrapassado durante o verão e em eventos como o Carnaval. Dados da A/C Nielsen indicam que 32% da venda total de latas de alumínio ocorrem no primeiro trimestre. Esse volume corresponde a cerca de 3,5 milhões de latas, 45 mil toneladas de alumínio, das quais as latas de cerveja representam mais de 40%. Conforme a pesquisa, os maiores índices de consumo são do Rio de Janeiro, seguido pelo Nordeste.

O sucesso da reciclagem das latas de alumínio no Brasil é amplamente reconhecido, assim como as disputas entre catadores em eventos públicos e portas de casas de espetáculos. Hoje, o índice de reciclagem está na casa dos 85%, superando o Japão, antigo campeão, com 82,8%. Isso também é o reflexo do domínio desse tipo de embalagem do segmento bebida.

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