Carlos Eduardo Dolabella morre no Rio

Rio – O ator Carlos Eduardo Dolabella morreu ontem à noite, aos 65 anos, no Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio, onde estava internado desde 12 de fevereiro em razão de uma arritmia cardíaca. Ele sofreu falência múltipla dos órgãos. Dolabella sofria de diabetes, insuficiência renal crônica, osteomielite (inflamação óssea) e estava com pneumonia. Havia cerca de dez dias seu estado já era grave. Na ocasião, os médicos disseram que o ator estava sedado, respirando com ajuda de aparelhos e era monitorado permanentemente.

Em julho de 2002, Dolabella passou por uma cirurgia de cinco horas no Hospital Pró-Cardíaco, também em Botafogo, após um enfarte, na qual recebeu três pontes de safena. Em março, já passara por uma angioplastia em virtude de outro enfarte.

Dolabella teve quatro filhos -Adriana e Fábio, de seu primeiro casamento, e Fernando e Dado Dolabella (ator da novela Malhação), com a também atriz Pepita Rodrigues. Em 35 anos de carreira, atuou em 29 novelas, 4 minisséries, 13 casos especiais 16 peças de teatro e 15 filmes.

Temperamento

O temperamento do ator levou o falecido diretor de novelas Paulo Ubiratan a batizar com seu nome uma das quatro pontes de safena que recebeu em 1988 – as outras “homenagearam” Tônia Carrero, Lúcia Veríssimo e Mário Gomes. O diretor, que fumava quatro maços de cigarros por dia e largou o vício na ocasião, ironizava assim os astros que lhe davam mais trabalho nos bastidores.

A carreira de Dolabella decolou em 1963, quando ele recebeu o prêmio de melhor ator no festival de Teatro Amador do Estado da Guanabara.

Voltar ao topo