Cantareira tem alta pelo 3º dia seguido, informa boletim Sabesp

O nível do Sistema Cantareira, o principal manancial de abastecimento da região metropolitana de São Paulo, subiu pelo terceiro dia consecutivo nesta quinta-feira, 18, segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Todos os outros mananciais tiveram alta.

De acordo com a Sabesp, os reservatórios que compõem o Cantareira operam com 48,6% da capacidade, após alta de 0,2 ponto porcentual. Esse índice, tradicionalmente divulgado pela companhia, considera a reserva profunda como se fosse volume útil do sistema.

A última queda do nível do Cantareira foi no dia 22 de outubro, quando o volume de água represada desceu de 15,7% para 15,6%.

Segundo o índice que calcula a reserva profunda como volume negativo, o nível passou de 19,2% para 19,3%. Já pelo terceiro índice, o manancial está em 37,6%.

Outros mananciais

O Sistemas Alto Tietê registrou aumento de 0,7 pontos porcentuais, e opera com 30% de sua capacidade. O Guarapiranga foi o que teve maior aumento no período – subiu 1,7 ponto e está em 85,5%. Rio Claro, Rio Grande e Alto Cotia também tiveram aumento no volume e estão, respectivamente, com 100,7%, 88,8% e 82,3% de suas capacidades.

Voltar ao topo