Candiota pede demissão do BC após denúncias

Brasília – O diretor de Política Monetária do Banco Central, Luiz Augusto Candiota, pediu demissão do cargo. Segundo o presidente do BC, Henrique Meirelles, a decisão foi pessoal, não do governo. Candiota será substituído por Rodrigo Telles de Rocha Azevedo, do Credit Suisse First Boston.

A demissão de Luiz Augusto Candiota ocorre poucos dias depois que a revista IstoÉ, em seu último número, trouxe a denúncia de que o diretor do BC e o presidente da instituição, Henrique Meirelles, estão sendo investigados pelo Ministério Público e pela CPI do Banestado por suspeita de sonegação fiscal, evasão de divisas e omissão fiscal. Meirelles disse na manhã de ontem que o ministro da Fazenda, Antônio Palocci, encaminhou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a indicação de Rodrigo Telles de Rocha Azevedo para substituir Luiz Augusto de Oliveira Candiota na diretoria de Política Monetária do BC.

Segundo Meirelles, o pedido de Candiota foi de demissão imediata e em caráter irrevogável. Meirelles disse que Candiota manifestou desejo pessoal de retornar à vida privada após contribuir com o Banco Central desde março de 2003. O presidente do BC disse também que a indicação de Rodrigo Azevedo foi feita pelo ministro Palocci e por ele, Meirelles.

Em sua carta de demissão, Candiota disse que “sinto-me violentado pessoalmente e profissionalmente, sobretudo pela forma como a matéria é apresentada, dando a entender que teria me envolvido em operações fraudulentas, tendo ignorado a legislação e dela me distanciado como se fosse um marginal”. E depois: “Confesso, com sinceridade, não ter mais motivação para me manter no cargo”.

Na carta, Candiota afirma ainda que sua permanência no cargo seria prejudicial ao BC, ao mercado financeiro e ao País. “Pois as acusações à minha pessoa acabam por atingir o órgão de que faço parte”, justifica ele. O novo diretor, Rodrigo Azevedo, é gaúcho de Porto Alegre, bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo. doutor em Economia pela Universidade Ilinois (EUA), com defesa de tese sobre a volatilidade no mercado de ações no Brasil. Ele foi analista da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo. Rodrigo Azevedo é diretor-executivo do Banco de Investimento Credit Suisse First Boston, onde trabalha desde 1994, quando ingressou no Banco Garantia.

Meirelles aproveitou para dizer que não vai pedir demissão por conta da reportagem, que as denúncias são “inconsistentes”, sem motivo para deixar o cargo.

Voltar ao topo