Candiota não convence a oposição

Brasília – O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), disse ontem que não foi convincente a nota oficial do diretor de Política Monetária do Banco Central, Luiz Augusto Candiota, divulgada no domingo, negando acusações publicadas pela revista IstoÉ, que o envolvem em suposta prática de sonegação fiscal e evasão de divisas. O senador diz ainda esperar uma resposta mais detalhada do diretor. “Vejo uma defensiva que não dá vitória nem no futebol. Desse jeito, ele está caminhando para ser ex-diretor do Banco Central”, disse.

Virgílio vai aguardar a retomada das atividades do Legislativo, no início de agosto, para definir que caminho a oposição vai seguir quanto ao caso. “Para quem foi acusado, não foi uma defesa que eu imaginava de uma autoridade monetária”, criticou o senador. “Mas não vou fazer onda com isso por enquanto, pois tudo que envolve o mercado é muito sensível.” Segundo o senador, o diretor do BC não conseguiu também convencer o mercado financeiro, apesar de negar ser titular de conta bancária no MTB Bank. “Ou ele faz uma defesa contundente e firme ou volta para a iniciativa privada”, completou.

Para alguns parlamentares, os dados fornecidos pelo Banco Central sobre a movimentação financeira de Candiota mostrariam que ele poderia ter se beneficiado de informações privilegiadas.

Voltar ao topo