Um dia a menos de prova na segunda fase, a novidade do vestibular deste ano da Fuvest, agradou os candidatos que fizeram o segundo dia de provas do processo seletivo para a Universidade de São Paulo (USP). Os estudantes abordados pela reportagem só viram vantagens na redução de três para dois dias de provas nesta etapa do exame.

continua após a publicidade

“Melhorou muito, pois está focando naquilo que interessa. Vou fazer Design e não vejo necessidade de ser testado em Biologia e Química, por exemplo”, diz Guilherme Stecca, de 18 anos. “Ficou mais direcionado, a gente não perde o foco. Além disso, com três dias, o exame fica muito cansativo. Há um maior desgaste físico e psicológico”, afirmou Taís Takeda, que pretende cursar Agronomia.

continua após a publicidade

Enzo de Almeida, de 18 anos, que concorre a uma vaga em Economia, destacou a perda de rendimento do candidato quando o exame é muito longo. “No terceiro dia, você está acabado pelo cansaço. Acho que dois dias são suficientes. Pega a parte que é básica para o curso e alivia para o aluno.” Dez candidatos ouvidos pela reportagem repetiram esses argumentos. Gabriela Damasio, de 17 anos, que pretende cursar Administração, disse que, em um período menor de provas, o controle da ansiedade e do nervosismo fica mais fácil.

continua após a publicidade

Concorrendo a uma vaga em Economia, Luiz Antonio Oliveira Ferreira, de 17 anos, acrescentou que, com as questões específicas para cada carreira, o desempenho geral dos candidatos melhora.

“Pude deixar de lado Biologia e Química, que não caem, matérias em que talvez não tivesse um bom desempenho.” Caroline Gomes, de 23 anos, que quer fazer Letras, acha que os candidatos a cursos com mais concorrência podem ser prejudicados.

“Para eles, acho que a disputa fica maior. No meu caso, não preciso me preocupar com Matemática e Química, por exemplo, que não são da minha área.”

Sem atraso

O segundo dia de provas da Fuvest, com questões específicas de disciplinas da área escolhida pelo candidato, começou sem retardatários em Sorocaba. A maioria dos candidatos chegou com antecedência aos locais de exames. A segunda-feira ensolarada e com trânsito bom na cidade favoreceu o acesso dos candidatos.

Segundo a Fuvest, 32.178 candidatos disputam as 8.362 vagas nos cursos de graduação da USP. As provas são realizadas em 19 cidades paulistas.

A primeira chamada de aprovados será divulgada no dia 24 de janeiro. Outras quatro convocações serão liberadas entre os dias 1º e 22 de fevereiro. Há uma etapa virtual da matrícula, com uma data para cada chamada, e outra presencial, que nos dias 27 e 28 de fevereiro.

A USP ainda vai oferecer outras 2.785 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para preencher vagas na graduação. As inscrições serão entre os dias 22 e 25.