Candidato do Espírito Santo é o primeiro a prestar contas

Brasília – Criado pela Justiça Eleitoral para aumentar a transparência do financiamento e dos gastos das campanhas eleitorais, o Sistema de Informação sobre Contas Durante a Campanha (ICDC) já está funcionando no Espírito Santo. Carlos Roberto Casteglione Dias, que disputa a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, foi o primeiro candidato a antecipar informações ao cartório eleitoral.

A prestação de contas – quanto recebeu e quanto gastou – durante o curso da campanha não é obrigatório. O candidato que desejar fazê-la deve encaminhar as informações diretamente ao juiz eleitoral que, após examiná-las, determina sua inclusão na página do Tribunal Regional Eleitoral.

Para prestar tais informações à Justiça Eleitoral, quem receber (candidato ou comitê financeiro) e quem doar (pessoa física ou jurídica), deve preencher os respectivos formulários conforme cada caso: DOCF (Despesa de Candidato ou Comitê Financeiro), DOCF (Doação a candidato ou Comitê Financeiro), IDDR (Informe de Despesas Realizadas) e IDOR (Informe de Doações Recebidas).

Voltar ao topo