Campanha estimula auto-exame na prevenção ao câncer de mama

Sete em cada dez portadoras de câncer na mama no Brasil já apresentam a doença em estágio avançado quando ela é diagnosticada nos hospitais e centros de saúde. A informação é de Maria Elizabeth Mesquita, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), entidade que está lançando a 3ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Mama.

A campanha pretende dar ênfase à importância do diagnóstico precoce, por meio do auto-exame. ?É mais barato, fácil e tem a vantagem de identificar a doença no seu estágio inicial, o que aumenta as possibilidades de cura?, enfatizou a médica.

Apesar da redução dos casos de óbito, Maria Elizabeth diz que o quadro ainda é preocupante. ?O câncer de mama é o tipo que mais mata mulheres no Brasil?, informou. De acordo com as estatísticas disponíveis, são 35 mil novos casos a cada ano, com média anual de 8 mil mortes. Esse número, segundo a presidente da SBM, já foi maior. Ela afirmou que as campanhas de esclarecimento sobre a prevenção da doença estão fazendo com que a média brasileira acompanhe a tendência de queda nos casos de morte em todo mundo.

Além de cartazes e camisetas, está sendo veiculado em todas as emissoras de TV um filme publicitário da campanha ?Fique de Olho?, estrelado pela atriz Cássia Kiss. ?A mulher não deve deixar de fazer o auto-exame?, reforçou a médica. De acordo com ela, embora os casos mais graves estejam concentrados entre a faixa etária de 45 e 55 anos, é aconselhável que meninas a partir de 17 anos façam regularmente o toque.

A médica explicou que a eficácia do auto-exame é justamente para identificar qualquer alteração na mama, e não fazer o diagnóstico conclusivo. ?Por isso, o auto-exame deve começar a ser feito cedo, para que as meninas possam ir conhecendo suas mamas?, explicou.

Voltar ao topo