Campanha entre presidenciáveis ficará mais agressiva

São Paulo

– São reduzidas as chances de a eleição presidencial se definir já no 1.º turno, com vitória do candidato petista, Luiz Inácio Lula da Silva. A avaliação é da analista de pesquisas eleitorais Fátima Pacheco Jordão. Para ela o fato de as mais recentes sondagens eleitorais (Datafolha e Ibope), publicadas ontem nos jornais, mostrarem Lula com até 45% dos votos válidos não é suficiente. “Essa percentagem de votos é muito próxima de uma definição já na primeira etapa, mas não se imagina que o quadro de melhora de Serra e de Garotinho possa permitir essa perspectiva”, diz.

As pesquisas eleitorais dos dois institutos revelam o isolamento de José Serra (PSDB) na segunda colocação, à frente do candidato da Frente Trabalhista, Ciro Gomes (PPS). Diante dessa recuperação, Fátima Jordão acredita que o tucano já tem vaga garantida no segundo turno contra Lula. No entanto, ela prefere não arriscar um palpite sobre o vencedor da disputa. “As pesquisas sobre o 2.º turno revelam um reforço nas chances de Lula, mas é difícil prever, porque o 2.º turno é uma outra eleição, em que as forças políticas se reorganizam”, destaca. De acordo com a analista, “os palanques regionais de Serra são mais fortes do que os de Lula, embora isso não garanta nada”.

A partir de agora em que os pólos do confronto presidencial praticamente se definiram por Lula e Serra, a analista prevê uma campanha mais agressiva.

Voltar ao topo