Foto: Divulgação

Hábitos alimentares irregulares são as causas de problemas intestinais.

continua após a publicidade

Quando analisamos a quantidade de problemas de saúde a que a humanidade está sujeita, descobrimos que o número delas é muito maior do que imaginávamos.

Existem problemas relacionados à visão, à fala, a questões neurológicas, além de muitos outros. Na medicina, estes problemas são classificados dentro de especialidades e possuem profissionais que se dedicam exclusivamente para tratar destas doenças.   

Muitas delas se manifestam devido a questões genéticas e outras por fatores externos. Exemplo disso são as ligadas ao aparelho digestivo.

Tentando conscientizar a população sobre o problema, nesta quinta-feira, Dia Mundial da Saúde Digestiva, o Brasil vai receber, pela primeira vez, a Campanha Nacional de Conscientização ?Nutrição para Saúde Digestiva?. 

continua após a publicidade

Essa iniciativa faz parte da ação global da Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO), com apoio no Brasil da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).

De acordo com o Dr. Antonio Frederico Magalhães, presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FGB), uma das principais causas de problemas digestivos, é o estilo de vida que as pessoas adotam.

continua após a publicidade

"Esses distúrbios são causados por fatores como estilo de vida e hábitos alimentares e afetam milhões de indivíduos no mundo inteiro. A ingestão de uma dieta equilibrada, composta por alimentos funcionais, entre eles os probióticos, comprovados cientificamente que interferem na melhora do trânsito intestinal, além da prática de exercícios físicos e visitas periódicas ao consultório do gastroenterologista ou clinico geral podem prevenir ou reduzir esses problemas", afirma Magalhães.

Faz parte da ação, o lançamento do mapa mundial das desordens e doenças digestivas, com dados epidemiológicos de 50 países. Neste ano, haverá atividades externas somente em três capitais, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte. Para o restante do país, a Campanha irá se concentrar no site www.saudedigestiva.com.br.

Este site já está disponível e traz informações sobre a saúde e os distúrbios digestivos, dicas de alimentação, pesquisas sobre o tema, teste de avaliação do funcionamento do intestino, entre outros dados. O evento é mundial, ou seja, as atividades acontecerão simultaneamente em diversas localidades pelo mundo.

Saiba mais:

Intestino preguiçoso afeta em torno de 30% da população mundial

Criança também sofre com o intestino preguiçoso

Saúde digestiva em discussão