Campanha alerta para os cuidados com a saúde digestiva

Quando analisamos a quantidade de problemas de saúde a que a humanidade está sujeita, descobrimos que o número delas é muito maior do que imaginávamos.

Existem problemas relacionados à visão, à fala, a questões neurológicas, além de muitos outros. Na medicina, estes problemas são classificados dentro de especialidades e possuem profissionais que se dedicam exclusivamente para tratar destas doenças.   

Muitas delas se manifestam devido a questões genéticas e outras por fatores externos. Exemplo disso são as ligadas ao aparelho digestivo.

Tentando conscientizar a população sobre o problema, nesta quinta-feira, Dia Mundial da Saúde Digestiva, o Brasil vai receber, pela primeira vez, a Campanha Nacional de Conscientização ?Nutrição para Saúde Digestiva?. 

Essa iniciativa faz parte da ação global da Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO), com apoio no Brasil da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).

De acordo com o Dr. Antonio Frederico Magalhães, presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FGB), uma das principais causas de problemas digestivos, é o estilo de vida que as pessoas adotam.

"Esses distúrbios são causados por fatores como estilo de vida e hábitos alimentares e afetam milhões de indivíduos no mundo inteiro. A ingestão de uma dieta equilibrada, composta por alimentos funcionais, entre eles os probióticos, comprovados cientificamente que interferem na melhora do trânsito intestinal, além da prática de exercícios físicos e visitas periódicas ao consultório do gastroenterologista ou clinico geral podem prevenir ou reduzir esses problemas", afirma Magalhães.

Faz parte da ação, o lançamento do mapa mundial das desordens e doenças digestivas, com dados epidemiológicos de 50 países. Neste ano, haverá atividades externas somente em três capitais, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte. Para o restante do país, a Campanha irá se concentrar no site www.saudedigestiva.com.br.

Este site já está disponível e traz informações sobre a saúde e os distúrbios digestivos, dicas de alimentação, pesquisas sobre o tema, teste de avaliação do funcionamento do intestino, entre outros dados. O evento é mundial, ou seja, as atividades acontecerão simultaneamente em diversas localidades pelo mundo.

Saiba mais:

Intestino preguiçoso afeta em torno de 30% da população mundial

Criança também sofre com o intestino preguiçoso

Saúde digestiva em discussão

Voltar ao topo