Câmara vai processar Landim

O corregedor geral da Câmara dos Deputados, Barbosa Neto (PMDB-GO), anunciou ontem que o seu parecer irá recomendar a abertura de processo por quebra do decoro parlamentar do deputado Pinheiro Landim (sem partido-CE) e irá sugerir como pena a perda do mandato.

Barbosa Neto considerou graves as provas contra o deputado e citou a relação de telefonemas entre o parlamentar e autoridades do Judiciário e gravações feitas pela Polícia Federal. O corregedor, porém, concluiu que não há envolvimento direto do deputado com o narcotráfico, como venda, compra, distribuição ou uso de drogas.

– O mais grave foi a facilitação de procedimentos do deputado junto ao Judiciário, o que não condiz com o exercício de um bom parlamentar.

O parecer de Barbosa Neto tem 40 páginas e será encaminhado e votado amanhã pela Mesa Diretora. Aprovando, encaminha ao Conselho de Ética. Mas em função da decisão do corregedor, o deputado Pinheiro Landim pode renunciar ao mandato a qualquer momento. Landim foi reeleito para mais um mandato, que começa no dia 1.º de fevereiro.

Voltar ao topo