Câmara realiza 1º Simpósio da Amazônia

Tema da Campanha da Fraternidade deste ano e do 59.º Congresso Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizado em julho, a Amazônia está na agenda política do Congresso Nacional. De 19 a 23 de novembro, a Câmara dos Deputados promove o I Simpósio da Amazônia, que reunirá deputados, senadores, ministros, empresários e ambientalistas para aprofundar o debate sobre o desenvolvimento sustentável da região e as ameaças que atingem a maior floresta tropical do Planeta.

O evento é organizado pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CAINDR) da Câmara dos Deputados, com participação do Senado Federal, entidades da sociedade civil e representantes do Poder Executivo. A coordenação das atividades são das deputadas Vanessa Grazziotin, presidente da comissão; Marinha Raupp, coordenadora da bancada da região Norte; Perpétua Almeida, da Frente Parlamentar Amazônia para Sempre; do senador Mozarildo Cavalcante, presidente da Subcomissão Permanente da Amazônia; e do deputado Sarney Filho, presidente da Frente Parlamentar Ambientalista.

Várias autoridades confirmaram participação no encontro, como os ministros da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima; dos Transportes, Alfredo Nascimento; da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. Entre outros temas, eles vão discutir a implantação do Plano Amazônia Sustentável (PAS), programa do governo federal para a implantação de um novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia brasileira.

O Simpósio pretende discutir fórmulas de valorização das potencialidades da diversidade natural da Amazônia brasileira e do patrimônio sociocultural dos povos da região. O objetivo é conciliar a preservação desse enorme patrimônio com o aumento da geração de emprego e renda, a redução das desigualdades sociais, por meio de atividades econômicas dinâmicas e inovadoras. A inserção da produtividade da região em mercados regionais, nacionais e internacionais, assim como o uso sustentável dos recursos naturais e a manutenção do equilíbrio ecológico também estão na pauta.

Exposição

O corredor de entrada do Plenário na Câmara dos Deputados e o Espaço do Servidor estamparão as mais diversas visões da Amazônia através de imagens dos fotógrafos Alex Silveira, do estado do Amapá e Carlos Navarro e George Hubener, do Amazonas. George Hubener, fotógrafo alemão já falecido, coloca em suas fotos amostras da Belle Epoque manauara de 1862 a 1935, tempos áureos da borracha. Serão ao todo nove fotos em cartões postais que estarão expostos no espaço do servidor juntamente com as 36 imagens de Carlos Navaro, retratando o Largo de São Sebastião, espaço cultural de Manaus que promove eventos culturais semanalmente na cidade.

Já no corredor de acesso ao plenário da Câmara 36 peças de Alex Silveira estarão retratando os vários estados da Amazônia brasileira que ao longo dos anos foram reunidas e escolhidas pelo fotógrafo. "Quis colocar um pouquinho de tudo. É uma amostra rápida mas representa bem a região", frisa.

Voltar ao topo