Câmara Federal vota PEC da Previdência

Brasília – O líder do governo na Câmara dos Deputados, professor Luizinho (PT-SP), afirmou ontem que estão sendo feitos os ajustes finais para que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) paralela da Previdência seja votada hoje em plenário. A PEC, que complementa a reforma da Previdência, está em fase final de negociação com as lideranças do Senado e da Câmara para evitar o chamado pingue-pongue, que são reiteradas avaliações pelas duas Casas como acontece com projetos que passam anos sem conclusão.

De acordo com o líder, a idéia é estabelecer um texto consensual que seja votado sem mudanças nas duas Casas para que seja promulgado imediatamente. Ele informou que o relator da matéria, deputado José Pimentel (PT-CE), deve ser reunir ainda hoje com líderes do Senado para acordar as bases do relatório que será lido amanhã em plenário.

Os pontos básicos do acordo já estão fechados. Segundo Luizinho, os salários dos deputados estaduais não poderão ser superiores a 75% dos deputados federais e os vencimentos dos governadores, nas capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes, serão fixados em no mínimo 50% e no máximo 75% dos salários de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O líder reuniu ontem a imprensa em um café da manhã para falar sobre as articulações que estão sendo feitas para a votação dos projetos de interesse do governo.

Voltar ao topo