Câmara fecha acordo para comissões

Agência Câmara – O Colégio de Líderes fechou acordo para o critério de distribuição das presidências das comissões técnicas da Câmara Federal. Ficou valendo a última atualização das bancadas registada na Secretaria-Geral da Mesa no momento do acordo. Ressalvada a formação de blocos até o dia 15 de fevereiro, data do início dos trabalhos legislativos, a distribuição das comissões deverá ser a seguinte: o PT, com seus 91 deputados, garantiu direito a três comissões; o PFL, com 77 parlamentares, terá três comissões; o PMDB, com 70 deputados, três comissões; o PSDB, com 63 deputados, duas comissões; o PPB, com 43 deputados, duas comissões; o PTB, que registrou 41 parlamentares, uma comissão; o PL, que somou 34 deputados, uma comissão; o PSB, com 28 parlamentares, uma comissão; o PPS, com 19 parlamentares, também uma comissão; e o PDT, com seus 18 deputados, terá direito a uma comissão.

Antes de discutir o critério das comissões, os líderes ratificaram a distribuição dos cargos da Mesa entre os partidos acertado na última reunião (quinta-feira). A chapa oficial será a seguinte: Presidência – deputado João Paulo Cunha (PT-SP); 1.ª Vice-Presidência – deputado Inocêncio Oliveira (PFL-PE); 2.ª Vice-Presidência – que seria designada pelo PSDB até a meia noite de ontem; 1.ª Secretaria -deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA); 2.ª Secretaria -deputado Severino Cavalcanti (PPB-PE); 3.ª Secretaria -deputado Nilton Capixaba (PTB-RO); 4.ª Secretaria Ciro Nogueira (PFL-PI).

As quatro suplências foram distribuídas para o PMDB, que indicou o deputado Confúcio Moura; PSB, que indicou o deputado Gonzaga Patriota; PSDB e PL, que ainda não indicaram seus respectivos candidatos oficiais. A ordem das suplências será definida no voto, hoje. O líder do PSDB, deputado Jutahy Júnior (BA), pediu que os partidos recomendem às suas bancadas respeito aos candidatos da chapa oficial, como forma de fortalecer o acordo e a relação entre os partidos. Hoje, em sessão marcada também para as 15 h, a Câmara elegerá sua Mesa Diretora. O início dos trabalhos está previsto para o próximo dia 17 (já que o dia 15/2 previsto na Constituição, cairá em um sábado).

Voltar ao topo