Câmara engrossa frente do boicote

Um grupo de 14 deputados e 12 senadores criou uma Frente Informal Suprapartidária Democrática para fazer contraponto com a atual política econômica e social do governo. A frente reúne parlamentares do PT, PDT, PSB e o deputado Fernando Gabeira (sem partido). O deputado Chico Alencar (PT-RJ), punido por ter votado contra o salário mínimo, garante que a Frente Suprapartidária não é um movimento somente de petistas insatisfeitos, nem de adesão de senadores de outros partidos ao grupo dos considerados radicais. ?Queremos afirmar o social sobre o econômico, da política sobre as forças de mercado, da ética sobre o clientelismo?, afirma.

Segundo o deputado João Alfredo (PT-CE), os parlamentares não pretendem formar um novo partido, nem fazer oposição ao governo gratuitamente. ?Nós queremos influir nos rumos do governo, essa é a questão principal. Não queremos romper, mas também não queremos ser meros ?votadores?, que apenas levanta o braço ou aperta o botão, seguindo a orientação do partido. Queremos ser protagonistas no Congresso Nacional e na relação com o governo e com a sociedade?.

Para o senador Jefferson Peres (AM), líder do PDT, o fato de não haver unanimidade sobre política econômica entre os membros da Frente Suprapartidária, dificulta a formalização dessa corrente informal de pressão ao governo.

Voltar ao topo