Câmara aprova ponte entre Brasil e Peru

A Câmara dos Deputados aprovou o acordo entre Brasil e Peru para a construção de uma ponte sobre o rio Acre, no estado do mesmo nome, nas proximidades das cidades de Assis Brasil e Iñapari, no Peru. As negociações entre os dois países para a construção da obra foram concluídas em Lima, capital do Peru, em 30 de setembro de 2003. A ponte, a primeira entre os dois países, vai facilitar a conexão da região norte do Brasil com o Peru, de importância vital para o comércio exterior e para o processo de integração do Mercosul com os países da América do Sul. O acordo agora será examinado pelo Senado.

A obra fará parte da BR-317, que ligará Boca do Acre (AM) à fronteira do Brasil com o Peru. O projeto prevê a implantação de uma rodovia de Iñapari até o porto de Ilo, consolidando o corredor para o Oceano Pacífico mediante rede de transporte bimodal (hidrovia e rodovia). Os custos relativos à elaboração de estudos e do projeto executivo serão cobertos com recursos financeiros do estado do Acre. A construção da ponte e seus acessos terão os custos bancados com verbas do governo brasileiro.

O presidente da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, deputado Doutor Rosinha (PT-PR), prevê uma rápida tramitação do acordo no Senado.

Voltar ao topo