Cabral classifica morte de policial de “ação terrorista”

O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), classificou de “ação terrorista” o ataque de traficantes ao prédio da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da favela Nova Brasília, no Complexo do Alemão, na noite de segunda. Na ocasião, a policial Fabiana Aparecida de Souza, 30, foi morta no segundo andar da base.

Após participar de um almoço com executivos de grandes empresas inglesas, o governador disse que a política de pacificação nas favelas do Rio não será abalada pela “ação isolada de um grupo criminoso, que está se diluindo”.

“Não haverá descontrole e nem mudança de rota. A vida desta policial não foi em vão. Vamos continuar na mesma linha de garantir a pacificação”, afirmou Cabral em uma rápida entrevista na sede da Royal Society of Arts, Manufactures and Commerce.

“Uma ação desta é uma ação terrorista. Foi um espasmo de alguns marginais. O controle territorial é nosso”, acrescentou o governador do Rio, que está em Londres para participar da cerimônia de abertura dos Jogos de Londres -o evento será realizado na sexta.

Antes da entrevista, Cabral tinha sido o principal orador do almoço com os empresários ingleses. Ele falou sobre as oportunidades de negócios no Rio.

Morte

A soldado Fabiana morreu após ser atingida por disparos de fuzil na noite de segunda, durante um ataque de traficantes à base da UPP no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio. Foi a primeira morte de policial numa favela pacificada.

Após o crime, o policiamento foi reforçado e três jovens foram detidos por suspeita de envolvimento no ataque. Segundo a PM, o Bope (Batalhão de Operações Especiais) está no local e deverá ficar na favela por tempo indeterminado.