Buratti falou 42 minutos com Palocci

Brasília – A CPI dos Bingos recebeu ontem uma nova leva de registros telefônicos cujos dados comprometem a versão apresentada pelo ministro da Fazenda, Antônio Palocci, em sua entrevista concedida no domingo passado e em nota oficial distribuída à imprensa no dia 12 de agosto passado. Na entrevista, Palocci admitiu que pode ter conversado por telefone, uma vez ou outra, com o advogado Rogério Buratti, seu ex-assessor na prefeitura de Ribeirão Preto, mas disse que não lembrava do assunto.

Na nota oficial, disse algo parecido. Afirma que os "dois ou três telefonemas" de Buratti para sua residência em Brasília foram "provavelmente tentativas de contato que não prosperaram". Os dados que chegaram a Brasília ontem informam que, entre os meses de janeiro e agosto de 2003, Buratti acionou com freqüência os números do ministro – tanto o telefone de sua residência, na Península dos Ministros, em Brasília, quanto o seu celular pessoal.

No levantamento da Intelig, aparecem dezoito telefonemas de Buratti para os números de Palocci que, somados, resultam em mais de 42 minutos de conversa. Os dezoito telefonemas foram assim divididos: doze para o celular do ministro e seis para a casa do ministro. No dia 24 de janeiro de 2003, uma sexta-feira, Buratti fez nada menos que seis ligações para o ministro. Às 13h36, ligou para o celular de Palocci, mas a conversa durou apenas 1 minuto e 38 segundos. Imediatamente depois, às 13h39, Buratti ligou para o telefone residencial do ministro – e aí a conversa foi longa, com 14 minutos e 49 segundos de duração.

Nesse mesmo dia, Buratti voltou a ligar outras três vezes para o telefone residencial de Palocci, tendo encerrado os contatos do dia com uma ligação para o celular do ministro, já à noite. Até o momento da entrevista de Palocci no domingo, conheciam-se apenas os dados relativos à quebra do sigilo telefônico de Buratti enviados à CPI pelo Ministério Público de São Paulo. Esses dados indicavam que Buratti ligara três vezes para o ministro Palocci. Foram duas ligações na madrugada do dia 7 de fevereiro de 2004 (um sábado) e uma ligação duas semanas depois, no dia 21 de fevereiro (também um sábado). As três ligações foram rápidas. 

Voltar ao topo