Brasília lança atividades a portadores de deficiência

Desde que o Governo do Distrito Federal levantou a discussão sobre manter ou não o Eixão fechado aos domingos, a Administração de Brasília propôs a criação do evento Eixão do Lazer, todo último domingo de cada mês. O Eixo Rodoviário, que corta o Plano Piloto pelo meio nas Asas Sul e Norte, é fechado para carros aos domingos e feriados desde 1991, mas devido a obras em outras vias da cidade, correu o risco de voltar a ser aberto todos os dias. Depois de pesquisar junto população, o governo do Distrito Federal voltou atrás e resolveu manter o Eixão fechado nesses dias.

E para tornar as caminhadas pelo eixão mais atrativas, a Administração de Brasília promove apresentações de dança, música atividades físicas e prevenção a doenças. Neste domingo (28) o Eixão do Lazer está homenageando o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no último dia 21.

Entre as atrações especiais, está a apresentação de um grupo de dança formado por meninas surdas, que mesmo sem ouvir a música dançam sincronizadas no mesmo ritmo.

Além disso, os participantes também podem desfrutar da massagem feita por cegos e brincar com cães-guia da organização não-governamental Integra. Apresentações do Corpo de Bombeiros sobre salvamentos na água e atividades para crianças com cama-elástica, futebol de botão e totó, estão entre as atrações.