Brasília e parte do Distrito Federal ficam sem luz

Brasília e pelo menos outras sete cidades satélites do Distrito Federal ficaram sem energia durante parte da tarde de hoje.

De acordo com a distribuidora local CEB (Companhia Energética de Brasília), Santa Maria, Gama, Riacho Fundo II, Águas Claras, Planaltina e Recanto das Emas ficaram sem luz das 14h30 às 15h20.

Outra interrupção de energia, na linha de distribuição Brasília Norte, afetou a Esplanada dos Ministérios, a Asa Norte, o Lago Sul e o Lago Norte, em Brasília. A cidade satélite de Sobradinho também foi afetada. Essa segunda falha seria consequência da primeira e ocorreu das 15h20 às 15h50, segundo a distribuidora.

A CEB (Companhia Energética de Brasília) afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que realizou uma varredura em seu sistema para descobrir a origem do problema e que constatou que a falha foi responsabilidade de Furnas, empresa da estatal do setor elétrico Eletrobras, e do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Furnas negou a informação, em nota divulgada por sua assessoria de comunicação.

“Furnas esclarece que a interrupção no fornecimento de energia ocorrida hoje no Distrito Federal não é de responsabilidade da empresa”, diz nota enviada por sua assessoria de imprensa.

“O desligamento teve início em uma linha da Companhia Energética de Brasília (CEB), de Samambaia para Brasília Norte, que posteriormente provocou o desligamento das três linhas, também de propriedade da CEB, que ligam as subestações de Brasília-Sul (de Furnas) à Subestação de Brasília-Norte (da CEB). A energia já foi restabelecida e a análise da causa inicial do desligamento será realizada pela CEB”, afirma o texto.

Procurado pela reportagem, o ONS afirmou que o problema ocorreu fora da sua área de supervisão.