Brasileiros estão mais confiantes na democracia

Brasília

? Os brasileiros estão mais confiantes na democracia, de acordo com uma pesquisa divulgada ontem pela organização não-governamental Latinobarómetro, sediada no Chile. De acordo com o relatório, 41% dos brasileiros preferem atualmente a democracia a qualquer outra forma de governo. Além disso, 56% do brasileiros entrevistados disseram que em nenhuma circunstância apoiariam um governo militar.

A maioria dos entrevistados em todos os países pesquisados acredita que os governos defendem mais os interesses dos poderosos. Entre os brasileiros, 65% crêem que o governo trabalha mais pelos interesses da elite do que da população em geral. Entre os venezuelanos, que vão às urnas no próximo domingo para definir o futuro do presidente Hugo Chávez, 74% dos entrevistados dizem que preferem a democracia a qualquer forma de governo. O levantamento foi feito em 18 países.

O Latinobarómetro vem realizando semelhante pesquisa todos os anos desde os meados da década de 90. Foram entrevistadas 19.605 pessoas, entre os meses de 21 de maio a 29 de junho de 2004. Os 18 países reunidos possuem uma população de 480 milhões de pessoas. Os brasileiros a cada ano estão voltando a preferir o sistema democrático a qualquer outra forma de governo. De acordo com os levantamentos anuais da Latinobarômetro, em 1996, 50% dos brasileiros acreditavam na democracia.

Em 2002, este índice caiu para 37%, confirmando a tendência de queda em 2003, passando para 35% e subindo este ano para 41%. O número de brasileiros que em certas circunstâncias prefeririam um governo autoritário a um democrático é de 18% em 2004, caindo um ponto percentual em relação ao ano passado.

Apesar de a maioria não apoiar um regime militar, 54% dos brasileiros entrevistados pela Latinobarômetro disseram que não se importariam em ter um governo não-democrático, se a medida resolvesse os problemas econômicos. Entre todos os entrevistados, 55% não se importariam em trocar um regime democrático por um não-democrático.

Em uma escala de 1 a 10, os brasileiros deram uma nota média de 3,91 quando perguntados se o governo cumpria as leis, uma das mais baixas entre os entrevistados nos 18 países da pesquisa.

Os latino-americanos que mais acreditam que o governo cumpre as leis são os colombianos, que deram nota 5,39 para o governo. Os que menos acreditam são os paraguaios, que deram nota média 3,67 para o governo.

Voltar ao topo